• SERVSAL

30 de agosto // ARTIGOS

Transição período de seca/águas: estratégias nutricionais e controle de estoque

 

Com o fim do inverno, o início do período chuvoso se aproxima e mesmo que as previsões indiquem que as chuvas com volume expressivo devem demorar a cair, é chegado o exato momento de se programar para o fim desse ciclo e o inicio de um novo momento na pecuária. Estratégias certeiras, que precisam ser adotadas de forma rápida, para evitar perdas e potencializar os ganhos dentro da propriedade.

“Esse período de transição é fundamental, principalmente para quem tem gado de recria, então além da nutrição, se a fazenda fizer o manejo rotacionado ela tem que estar preparada para que o animal permaneça menos tempo em cada piquete e dessa forma não atrapalhar a brotação. Já se ela fizer o método do pastejo contínuo, o produtor precisa deixar os pastos que estão mais baixos vedados durante um tempo pra eles conseguirem rebrotar”, explica o médico veterinário da Mesquita Consultoria e parceiro da Servsal, Arlam Mesquita.

 

Arlam reforça ainda que, com o pasto já esquematizado para ter rodízio e descanso, no dia que chover 30/40mm, o restinho de palha que tiver vai apodrecer, e o produtor terá entre 15 a 30 dias bem críticos na propriedade, tendo um pasto com bastante proteína mas não com  fibra o suficiente pra segurar esses animais. “Uma forma de fazer essa transição mais segura é usar o proteinado, infelizmente em gado de cria, vacada parida multípara, é mais complicada um pouco, pois aumenta muito os custos, mas em primípara é mais recomendado o uso de 2 gramas até 3 gramas pra segurar a transição. Já quem ta trabalhando com engorda a pasto ainda, tem que ir  de 1,5 a 2% de ração do kg vivo, pra poder substituir pasto mesmo, mas o correto já era ter abatido esses animais que estavam em terminação”, explica.

 

Com relação ao controle de estoque, o produtor deve se atentar pois proteicos destinados para a seca possuem um maior nível de ureia e podem deixar de ser consumidos pelos animais, já que os mesmos irão dar preferência as folhas recém brotadas. “O produtor precisa montar uma estratégia de estoque bem certinha para não misturar um produto no outro ou ate evitar de diminuir muito o consumo de proteico, faltando assim a parte mineral”, finaliza Arlam.

 

Acesse nossos produtos, entre em contato com nossa venda-técnica, estamos preparados para auxiliá-lo e orientá-lo nas melhores estratégias para sua propriedade.


Servsal – sempre o melhor para o seu rebanho.


Assista também o vídeo a seguir:

Estratégias nutricionais para transição seca/águas

Cadastre-se para ficar conectado com nossas novidades